Histórico da EIPP
Equipe
Trabalho educativo
Educação bilíngue
Aniversariantes
Cadastro
Contato
Galeria de fotos
Bilhetes e recados
Projetos
Cardápio
Cronograma

A EIPP é uma escola infantil em Santos cujo projeto educacional propõe desenvolver no aluno habilidades de administrar os seus sentimentos a favor de si mesmo.

Site do desenvolvedor
EIPP desenvolve projetos educacionais internos. Escola particular em Santos

Projeto circo

 Justificativa

          Este projeto tem como objetivo aguçar o imagináriodas crianças, focando sempre o respeito as diferenças de todas as pessoas,povos e linguagem (corporal, musical, plástica e oral),levando a criança a seexpressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos com isso avançando oseu processo de aprendizagem.

 Tendocomo base o brincar de forma lúdica e imaginária, incentivando a criatividadeao promover experiências significativas de aprendizagem. Através do brincar acriança estará desenvolvendo as áreas do conhecimento, além de estimular acuriosidade, a autoconfiança e a autonomia, pois os instrumentos a seremutilizados como suporte a ajudarão, seja no aspecto físico, social, intelectualou emocional, proporcionando assim o seu desenvolvimentointegral. Identificar os diferentes tipos de espetáculos e as mudançascausadas durantes sua criação ate os dias atuais.

  OBJETIVOGERAL

Incentivas nas novas gerações o gosto pela diversidade e o respeito pela mesma,considerando os valores atribuídos a elas, mergulhando no mundo da imaginação efantasia.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

 Conhecer a história do circo,valorizando a arte circense.
· Empregaratitudes da cooperação e respeito pelo outro, mantendo a harmonia do grupo.
· Desenvolvera socialização e a integração em grupos, favorecendo a ampliação dacriatividade e da cooperação mútua.
· Desenvolvera coordenação motora ampla nas atividades recreativas promovendo atitudes deconfiança.
· Identificaros personagens do circo e suas funções, compreendendo a cultura circense.
· Explorarcom sucatas, personagens do circo, estimulando o desenvolvimento dacriatividade, da imaginação e da fantasia, possibilitando a criança pensar eagir.
· Demonstrarequilíbrio e lateralidade deslocando-se no espaço físico da escola ao andar,correr, pular.
· Reconhecere identificar o processo de codificação através de atividades diversas com oalfabeto, bem como a exploração deste.

Duração 3 meses 

Públicoalvo: educação infantil

  CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS  

Natureza e sociedade

  •  Trabalhar sentimentos
  • Jogos cooperativos
  • Registro das Regras
  • Respeito pelo próximo
  • Corpo humano
  • Mímica


•Temas transversais: ética, solidariedade, cooperação, respeito pelo próximo.

    Movimento:

•Expressão corporal (dramatização, dança)
•Coordenação motora ampla
•Lateralidade
•Equilíbrio

Linguagem Oral e Escrita:

 ·   Nomes (reforço na escrita do próprio nome);

  ·   Historias: sequências, personagens, enredo,memória.

  ·     Exploração das histórias através da linguagem oral;

  •     Leitura 

Matemática:

  • Números/quantificação
  • Formas Geométricas
  • Classificação, seriação. 

 História do circo

     O circo é uma expressão artística, parte da culturapopular, que visa a diversão e o entretenimento dos espectadores. Háreferências sobre o circo desde a antiguidade. Durante oImpério Romano, por exemplo, grupos de pessoas ganhavam a vidafazendo apresentações na rua, nas casas de famílias nobres ou até mesmo emarenas destinadas às apresentações (anfiteatros).        Na Idade Média, grupos de malabaristas, artistas de teatro ebufões (comediantes) viajavam pelas cidades da Europa com suas apresentações. Porém, foi somente em1769 que o circo ganhou o formato que temos atualmente. Neste ano, o inglêsPhilip Astley organizou as apresentações circenses, destinando também uma tendade lona para as apresentações. Estas seriam itinerantes (com mudança constantedo local de apresentação).Embora enfrentem um período de crise na atualidade,os circos ainda fazem sucesso, principalmente nas reuniões do interior doBrasil. As apresentações contam com palhaços, shows musicais, malabaristas,mágicos e trapezistas. Os palhaços brasileiros que fizeram mais sucesso noscircos brasileiros foram: Carequinha, Arrelia, Torresmo e Piolin.

Você sabia?

Comemora-se em 27 de março o Dia do Circo. É umahomenagem ao palhaço Piolin que nasceu nesta data, no ano de1897.  

 Metodologia.

  Iniciaremoso projeto com um pouco da história do circo. Será exibido para as crianças ofilme Madagascar 4 onde elas poderão vivenciar os animais que viviam no circoem seguida os motivos pelos quais não podem fazer mais parte daarte circense.  Identificaremos alguns vídeos dos circos mais famosos.

 https://www.youtube.com/watch?v=jRjGPMANzH4

 https://www.youtube.com/results?search_query=videos+sobre+circo&oq=videos+sobre+circo&gs_l=youtube.3..0.5356.9808.0.10646.18.16.0.2.2.0.294.2285.5j4j6.15.0...0.0...1ac.1.sTaameszCdY

 Emseguida será retratado a história do circo no Brasil .

  Circo no Brasil

     Esta arte que encanta crianças e adultos surgiu noBrasil no século XIX, com famílias vindas da Europa. Estas famílias semanifestavam em apresentações teatrais. Os ciganos, vindos também da Europa, apresentavam-se aopúblico, demostrando habilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo. As manifestações artísticas eram de acordocom a aceitação do público, o que não agradava, não era mais mostrado naqueladeterminada região. Algumas atrações foram adaptadas ao estilo brasileiro. Opalhaço europeu, por exemplo, era menos falante, usando a mímica como base, já no Brasil, o palhaço fala muito,utilizando de comédia sorrateira, e também de instrumentos musicais, como oviolão. O público brasileiro gosta das atrações perigosas, como osmalabares em trapézios e domadores de animais ferozes. O uso de animais emcirco é um assunto polêmico, pois muitas vezes esses animais sofrem de maustratos.

     Atualmente, as atrações circenses sãomais modernas e trazem muitas novidades tecnológicas, exemplo disso é o Cirquedu Soleil.

Circo Contemporâneo

         Hoje, o circo também tem umaramificação que é o circo contemporâneo, que é aprendido emescolas, não só de pai para filho como antigamente. A primeira escola decirco surgiu no Rio de Janeiro em 1982, chamada Escola Nacional deCirco. Nesta escola, jovens aprendem as técnicas circenses e quandoformados, criam grupos e passam a se apresentar ao público. Hoje a Nau deÍcaros , o Teatro de Anônimo, o Circo Escola Picadeiro, o Linhas Aéreas, aIntrépida Trupe, os Parlapatões, o Circo Mínimo, os Acrobáticos Fratelli,Patifes e Paspalhões, fazem parte do Circo Contemporâneo Brasileiro. Por MicheleBorges

Oprojeto deverá ser aplicado três vezes por semana sendo uma para cada procedimento,a literatura deverá ser um habito constante na vida da criança, sendorealizados todos os dias e alternados com leitura individual e coletiva.

•desenho
•Construção com sucatas
•jogos
•Sessão de filme
•Construção de painéis
•Dramatização
•Brincadeira dirigida
•Atividades de relaxamento
•Produção de textos coletivos

Avaliação:
      O desempenho do aluno será acompanhado no decorrer das atividades. A avaliaçãose dará através da observação constante da professora e pelo registro dosprocessos de aprendizagem dos alunos.

Deacordo com Bassedas, Huguet e Solè (1999, p. 185):
[...] a avaliação não somente deve ser feita em relação aos alunos, mas tambémem relação ao ensino que apresentamos e ao tipo de intervenção e de atividadespropostas na aula. [...] O importante é que possamos proceder a uma análise danossa prática, elemento indispensável para torna-la mais coerente efundamentada.
    Por tanto a avaliação será contínua e progressiva, por meio de diversosinstrumentos e da vivência de cada um com os conteúdos abordados.


Bibliografia 
 
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/historia_circo.htm
http://www.infoescola.com/artes-cenicas/historia-do-circo/
https://www.youtube.com/watch?v=jRjGPMANzH4
https://www.youtube.com/results?search_query=videos+sobre+circo&oq=videos+sobre+circo&gs_l=youtube.3..0.5356.9808.0.10646.18.16.0.2.2.0.294.2285.5j4j6.15.0...0.0...1ac.1.sTaameszCdY

 




 
Login:
Senha:
   

Projetos educacionais voltados ao desenvolvimento de capacidades diversas da criança. Escola Infantil Particular em Santos

Escola Internacional Peter Pan - 2011                    Home