Histórico da EIPP
Equipe
Trabalho educativo
Educação bilíngue
Aniversariantes
Cadastro
Contato
Galeria de fotos
Bilhetes e recados
Projetos
Cardápio
Cronograma

A EIPP é uma escola infantil em Santos cujo projeto educacional propõe desenvolver no aluno habilidades de administrar os seus sentimentos a favor de si mesmo.

Site do desenvolvedor
EIPP desenvolve projetos educacionais internos. Escola particular em Santos

PROJETO – 2º SEMESTRE

PETER PAN NO MUNDO DO CINEMA

 

Temas–Filmes: Alvim e os Esquilos 2/Flintstones/ Tarzan 2/ O Rei leão/ A Pequena Sereia/ Lilo e Stitch/ Toy Story/ Meu Malvado Favorito

Público Alvo: Crianças da Educação Infantil

Tempo previsto: Segundo semestre

 

JUSTIFICATIVA:

 

Considerando que, a formação dos futuros artistas, leitores está vinculada à presença constante dos diversos gêneros de imagens, mesmo no contexto escolar da Educação Infantil, é que iniciaremos o Projeto deste semestre no Mundo Encantado dos filmes infantis.

A Educação Infantil se constitui numa fase apropriada para a exploração das múltiplas aprendizagens e a imagem é de suma importância para a formação de identidade da criança, desta maneira, a imagem em movimento, o cinema podem ser inseridos em um campo maior na área do conhecimento.

 

OBJETIVO GERAL


         O projeto tem como objetivo oportunizar as crianças da Educação Infantil o acesso ao universo das imagens, enfatizando os filmes e desenhos animados, uma das fontes para a formação de identidade e desenvolvimento pessoal de uma criança em formação.

   

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

·         Incentivar a observação, a capacidade de julgamento, sensibilidade, experiência estética;

 

·         Articular espaços de discussão, compreensão e interpretação com professores e com crianças.

 

·         Possibilita o enriquecimento do intelecto, pois permite as crianças aprenderem a escutar, distinguir palavras e termos utilizados;

 

·         Estimular a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos críticos e éticos;

 

·         Relacionar as vivências familiares com as apresentada no filme, dialogar sobre os filmes, comparando vivências, de forma a chegar a conclusões positivas;

 

·         Envolver o trabalho, com os alunos, nas diversas disciplinas por meio de diferentes atividades.

 

ÁREAS DO CONHECIMENTO DESENVOLVIDAS E ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DURANTE ESTE PERÍODO

 

Desenvolvimento pessoal e social:

 

·        Respeitar as regras simples de convívio social. (Combinados da turma).

 

·        Comunicar e expressar seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.

 

  • Participar em brincadeiras, danças, cantigas de roda, imitar o personagem (a), dançarino (a), etc., meninos e/ou meninas.

 

Linguagem e comunicação:

 

  • Ouvir músicas e histórias lidas pelo professor;

 

  • Conversar e fazer rodas de histórias sobre os filmes ;

 

  • Assistir, ter um tempo de descontração através dos filmes infantis;

 

  • Descobrir a importância do desenho, do filme como forma de comunicação e informação;

 

  • Perceber a função social, reflexiva e prazerosa da imagem;

 

  • Declamar algumas falas;

 

  • Diferenciar letra, desenho e números;

 

  • Dança coletiva das Trilhas Sonoras dos filmes;

 

  • Ilustração de filmes e desenhos;

 

  • Confeccionar um livro da turma, com ilustrações dos desenhos trabalhadas.

 

  • Dramatização de algumas imagens dos filmes ;

 

  • Elaborar listas das canções, conhecidas e trabalhadas em classe;

 

  • Conversar sobre os animais que aprecem nos filmes

 

Expressão e Apreciação Artística:

 

  • Reconhecer elementos de imagens básicos: personagens, partes, elementos que se repetem etc.

 

  • Desenhos livres sobre os filmes infantis.

 

  • Escutar música, para que as crianças possam perceber sentir e ouvir, deixando-se guiar pela sensibilidade, pela imaginação e pela sensação que a música lhes sugere e comunica.

 

  • Atividades de observação e apreciação musical, para o desenvolvimento da capacidade de atenção e concentração das crianças.

 

  • Ampliar o conhecimento de diversos aspectos referentes a filmes e desenhos infantis: as danças; tipo de músicas; os ambientes e espaços, etc.

 

  • Confecção dos através de material reciclável, dos personagens dos filmes;

 

Corpo e Movimento:

 

  • Incentivar as crianças a produzirem coreografias de acordo com que as crianças observaram e assistiram nos filmes infantis.

 

  • Brincadeira de faz de conta utilizando fantasias variadas, maquiagem, roupas velhas de adultos, sapatos, bijuterias e acessórios para que possam expressar as diversas situações vividas pelos personagens da história.

 

  • Perceber estruturas rítmicas para expressarem-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.

 

Relações Matemáticas:

 

  • Listar e fazer a contagem dos elementos contidos nos filmes e/ou desenhos infantis.

 

  • Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.

 

  • Contar histórias através das imagens, para que as crianças investiguem o sistema numérico.

 

  • Confeccionar um livro, com um dos personagens ou tema do desenho infantil, com a ajuda do professor, observando a organização do índice e a numeração das páginas.

 

Exploração e conhecimento de mundo:

 

  • A história dos desenhos;

 

  •  Perceber regras sociais de convivência através dos filmes e/ou desenhos infantis.

 

  • Visualizar através de imagens, vídeos, algumas das músicas mais famosas e conhecidas dos filmes a serem trabalhados.

    

RECURSOS

 

·         Pincel, tintas, lápis de cor, giz de cera;

·         Livros de histórias;

·         Fotos;

·         Filmes

·         DVD, rádio;

·         Roupas, músicas e acessórios;

·         Retroprojetor;

 

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

 

·         O hábito de ouvir, de observar;

·         Dramatização;

·         Trabalhar a oralidade;

·         Expressão critica;

·         Comunicação;

·         Criatividade;

·         Autonomia;

·         Respeito às regras sociais, etc.

 

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS

 

·         Leitura de imagens;

·         Noção de artes;

·         Visualidade e motricidade.

 

AVALIAÇÃO

 

Será feita através de observações e registros dos professores que poderá documentar os progressos do desenvolvimento dos alunos, através das habilidades desenvolvidas no decorrer as atividades desenvolvidas.

 

RESULTADOS

 

Através de um trabalho lúdico de forma prazerosa esperamos alcançar os objetivos propostos, ou seja, com as atividades, desenvolver as habilidades e adquirir as competências.

 

 
Login:
Senha:
   

Projetos educacionais voltados ao desenvolvimento de capacidades diversas da criança. Escola Infantil Particular em Santos

Escola Internacional Peter Pan - 2011                    Home