Histórico da EIPP
Equipe
Trabalho educativo
Educação bilíngue
Aniversariantes
Cadastro
Contato
Galeria de fotos
Bilhetes e recados
Projetos
Cardápio
Cronograma

A EIPP é uma escola infantil em Santos cujo projeto educacional propõe desenvolver no aluno habilidades de administrar os seus sentimentos a favor de si mesmo.

Site do desenvolvedor
EIPP desenvolve projetos educacionais internos. Escola particular em Santos



PROJETO  - “CANTIGAS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS”


Público Alvo: Crianças da Educação Infantil/Fundamental


Tempo previsto: Primeiro semestre



JUSTIFICATIVA:


A proposta deste projeto visa desenvolver com os alunos cantigas, brinquedos e brincadeiras antigas, que já não são usados pelas crianças de hoje, a fim de conservar a memória e o prazer proporcionado por estas brincadeiras, possibilitando às crianças conhecimento de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, e sim participar da construção do brinquedo, interagindo com os colegas e familiares nas brincadeiras e desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano.



 

OBJETIVO GERAL


Proporcionar momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra. Aumentar o repertório de brincadeiras infantil, participar de situações de socialização, de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo, construção de brinquedos com sucatas, registrando diferentes formas o brincar.


 

         OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

  • Incentivar o brincar criando oportunidade à criança de escolher livremente o como e com quem quer brincar;

  • Resgate de brinquedos e brincadeiras característicos das diferentes regiões do país;

  • Estimular a transmissão de valores e cultura da sociedade pela interação das gerações mais velhas com as mais novas proporcionando momentos agradáveis e de prazer;

  • Criar laços de amizade;

  • Desenvolver a sensibilidade, o raciocínio lógico, a expressão corporal, a capacidade de concentração, a memória, a inteligência, o cuidado, o capricho e a criatividade;

  • Estimular o trabalho em grupo, incentivando o trabalho em equipe;

  • Promover o hábito de brincar.

  • Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação.

  • Explorar e identificar elementos da música (cantiga) para se expressar, interagir com outros.

  • Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.

  • Participar de variadas situações de comunicação oral.      

  • Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.


 

ÁREAS DO CONHECIMENTO DESENVOLVIDAS e atividades a serem realizadas DURANTE ESTE PERÍODO 


Desenvolvimento Pessoal e social: Ampliar seu conhecimento de mundo através das brincadeiras, saber como a sociedade onde vive atualmente brincam e como brincavam no passado. Levantar questionamentos do que mudou e o porque. Explicar a importância do brincar, das cantigas e brinquedos que mesmo com o passar do tempo não muda. 


Exploração e Conhecimento de Mundo: Conhecer brincadeiras de outras regiões do Brasil e do mundo. Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.  


 Expressão e Apreciação Artística: Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais. Confecção de brinquedos recicláveis como: bola de meia, pipa, binóculo, peteca, vai e vem, pé de lata). Confecção de Jogos (Damas, jogo da velha, Resta Um, Dominó) Faremos nosso cantinho dos brinquedos. 


Corpo e Movimento: Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras. Percepção de estruturas rítmicas para expressar por meio da brincadeira. 


Linguagem e Comunicação: Trabalhar através de cartazes registrando as brincadeiras que conhecem, cantigas trabalhadas. Fazer uma seleção das cantigas que a classe mais gosta e fazer um CD para levar para casa, onde possam ouvir com seus familiares e amigos. Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem. Proporcionar a leitura e a escrita das canções, ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.


Relações Matemáticas: A matemática está presente também nas brincadeiras. Brincar com corda, amarelinha, boliche, blocos geométricos e qualquer brincadeira que contamos os pontos feitos fará o aluno pensar o quanto está presente na vida deles. 



RECURSOS


  • Pincel, tintas, lápis de cor, giz de cera;

  • Fotos;

  • Materiais reciclados

  • Filmes e vídeos acerca do tema

  • Ipad;

  • Retroprojetor;


               HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS 


  • O hábito de ouvir;

  • Seguir regras;

  • Trabalhar a oralidade;

  • Expressão critica;

  • Comunicação;

  • Criatividade;

  • Autonomia;


    COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS

     

  • Futuro pesquisador

  • Escrita e leitura;

  • Ampliar seu repertório de brincadeiras;

  • Trabalhar em equipe/grupo;

     

    AVALIAÇÃO

     

    Será feita através de observações e registros dos professores que poderá documentar os progressos do desenvolvimento dos alunos, através das habilidades desenvolvidas no decorrer as atividades desenvolvidas.

     

    RESULTADOS

     

    Através de um trabalho lúdico de forma prazerosa esperamos alcançar os objetivos propostos, ou seja, com as atividades, desenvolver as habilidades e adquirir as competências.





 

 
Login:
Senha:
   

Projetos educacionais voltados ao desenvolvimento de capacidades diversas da criança. Escola Infantil Particular em Santos

Escola Internacional Peter Pan - 2011                    Home