Histórico da EIPP
Equipe
Trabalho educativo
Educação bilíngue
Aniversariantes
Cadastro
Contato
Galeria de fotos
Bilhetes e recados
Projetos
Cardápio
Cronograma

A EIPP é uma escola infantil em Santos cujo projeto educacional propõe desenvolver no aluno habilidades de administrar os seus sentimentos a favor de si mesmo.

Site do desenvolvedor
EIPP desenvolve projetos educacionais internos. Escola particular em Santos
  • Projeto: "PAÍSES - PLURALIDADE CULTURAL"

Tema: Peter Pan na Copa do Mundo

Público alvo: Crianças da Educação Infantil

Tempo previsto: Primeiro Semestre

 

JUSTIFICATIVA

     O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Quando se fala de Copa do Mundo todos ficam atentos para torcer por seu país, todas as nações se unem para acompanhar este grande evento. 

   Neste período de Copa do Mundo, devemos aproveitar o acontecimento para enriquecer as aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre as copas anteriores, trabalhar dentro do contexto escolar tudo o que envolve uma Copa do mundo: países, bandeiras, troféus, medalhas, jogadores, bolas, mascotes e curiosidades. Fazer com que as aulas se tornem prazerosas com um tema atual e dinâmico.

OBJETIVO GERAL

  O desenvolvimento deste projeto tem em vista um trabalho intrdisciplinar. É possível desenvolver diversos conhecimentos através deste evento, pois o futebol tem um grande espaço em nossa cultura e é preciso lembrar que um evento como a Copa reúne vários países sem a descriminação das diferenças como: raça, religião. classe social, etc.   

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Trabalhar a interação família e escola;
  • Conhecer as histórias das copas, suas curiosidades, países participantes, bandeiras, jogadores, tipos de bolas, troféus, medalhas e mascotes;
  • Compreender e respeitar o trabalho coletivo;
  • Possibilitar a construção de valorização da cultura dos países, buscando uma verdadeira identidade cultural;
  • Estimular a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos críticos e éticos;
  • Perceber  os quão parecidos todos nós somos independentemente da língua ou das comidas;
  • Compreender a diversidade humana como uma riqueza cultural;
  • Envolver o trabalho, com os alunos, nas diversas disciplinas por meio de diferentes atividades. 

ÁREAS DO CONHECIMENTO DESENVOLVIDAS e atividades a serem realizadas DURANTE ESTE PERÍODO

 

Desenvolvimento Pessoal e social: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias. Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira). Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas. Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles) Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros) Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.

 

Exploração e Conhecimento de Mundo: História das Copas; Sede da Copa; Localização no mapa da sede da Copa; Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários; A Bandeira Brasileira; As bandeiras dos demais países; Falar que todos os países têm o seu Hino Nacional; Respeito às demais seleções; Reforçar o espírito patriótico; Retrospectiva das Copas;

 

Expressão e Apreciação Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa; Músicas sobre o tema e culinárias.

 

Corpo e Movimento: Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional. Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.

 

Linguagem e Comunicação: O Hino Nacional; A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram; Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis; Música da Copa; Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol. Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles); Livros de literatura infantil (a verificar); Entendimento e ilustração; Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.

Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa; Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil; Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;

 

Relações Matemáticas: Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Hexa (bem como penta, tetra, tri, bi-campeão) Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final. Quantidade de jogadores num jogo de futebol. Os reservas da seleção (função) Agenda da copa Análise do placar dos jogos do Brasil. O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...).

 

RECURSOS

 

·         Pincel, tintas, lápis de cor, giz de cera;

·         Livros de histórias;

·         Fotos;

·         Mapa-mundi;

·         Filmes

·         DVD, rádio;

·         Roupas, músicas e acessórios;

·         Retroprojetor;

 

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

 

·         O hábito de ouvir;

·         Dramatização;

·         Trabalhar a oralidade;

·         Expressão critica;

·         Comunicação;

·         Criatividade;

·         Autonomia;

·         Respeito às regras sociais, etc.

 

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS

 

·         Futuro pesquisador

·         Escrita e leitura;

·         Noção de pesquisa;

·         Respeito às diversas culturas.

 

AVALIAÇÃO

 

Será feita através de observações e registros dos professores que poderá documentar os progressos do desenvolvimento dos alunos, através das habilidades desenvolvidas no decorrer as atividades desenvolvidas.

 

RESULTADOS

 

Através de um trabalho lúdico de forma prazerosa esperamos alcançar os objetivos propostos, ou seja, com as atividades, desenvolver as habilidades e adquirir as competências.

 
Login:
Senha:
   

Projetos educacionais voltados ao desenvolvimento de capacidades diversas da criança. Escola Infantil Particular em Santos

Escola Internacional Peter Pan - 2011                    Home